Exposição une arte, natureza e sustentabilidade a partir de materiais abundantes na Chapada Diamantina.
Neste sábado, 7, a exposição “Caminho das Águas 2 – Rios que se Encontram”, da artista visual e arte-educadora Alma, inicia sua temporada em Lençóis, cidade histórica considerada por muitos como porta de entrada da Chapada Diamantina.
A mostra reúne obras que celebram os fluxos da natureza e a conexão profunda entre os seres, utilizando técnicas que combinam pigmentos naturais extraídos da terras, das folhas, sementes e elementos orgânicos. A artista propõe uma reflexão sensível e poética sobre os ciclos das águas, os encontros dos rios e a urgência da preservação ambiental, temas especialmente relevantes na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última quinta-feira, 5.
O espaço do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no centro histórico de Lençóis foi o escolhido para receber a exposição, que tem abertura às 19h, e fica em cartaz até o próximo dia 6, com entrada gratuita, sempre de 19h às 21h.
Alma
Natural do Pantanal de Mato Grosso do Sul, Alma mora em Lençóis, onde mantém seu ateliê, e desenvolve sua produção artística a partir de uma profunda imersão na natureza da Chapada Diamantina. Suas obras têm se destacado pela poética visual que une estética, ancestralidade e consciência ambiental.
“Assim como os rios que se encontram e seguem juntos, minha arte nasce desses encontros — com a natureza, com os territórios e com as pessoas. É também um chamado para refletirmos sobre o cuidado com as águas e com a vida em todas as suas formas”, destaca a artista.
Além de fortalecer o calendário cultural da Chapada Diamantina, a mostra também se conecta com os debates contemporâneos sobre sustentabilidade, preservação dos biomas e práticas artísticas alinhadas com o meio ambiente.


Serviço
Exposição: Caminho das Águas 2 – Rios que se Encontram
Artista: Alma
Abertura: 7 de junho de 2025 (sábado), às 19h
Período/horário de visitação: De 07/06/2025 a 06/07/202, de 19h às 21h
Local: IPHAN – Rua da Baderna, Centro Histórico, Lençóis – BA
Visitação: Gratuita
Com informações da produção | Fotos: Tati Oliveira