Novo sistema da Embasa capta no rio Paraguaçu, em Marcionílio Souza, e garante segurança hídrica para mais de 24 mil domicílios.
A água captada no rio Paraguaçu, em Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, passou a abastecer, neste mês, os municípios de Planaltino, Maracás, Lajedo do Tabocal, Itiruçu e o distrito de Entroncamento, em Jaguaquara, todos situados no semiárido do Sudoeste da Bahia. A mudança é resultado da entrega do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Paraguaçu-Planaltino, implantado pela Embasa com investimento de R$ 179 milhões, provenientes de recursos próprios e do mercado financeiro.
O novo sistema substitui o abastecimento precário feito por poços de baixa vazão e mananciais superficiais colapsados pela crise hídrica. Agora, cerca de 24 mil domicílios recebem água tratada em quantidade suficiente e com qualidade, com possibilidade de expansão para novas ligações.
A infraestrutura inclui captação flutuante em Marcionílio Souza, adutora de água bruta com quase 30 quilômetros de extensão, quatro estações de bombeamento, dispositivos de proteção contra golpes de pressão, além de uma estação de tratamento em Campinhos, distrito de Planaltino, com capacidade para 253 litros por segundo. O sistema conta ainda com adutora de água tratada de 92,8 quilômetros, reservatórios e estações de bombeamento adicionais.
Na primeira etapa, o SIAA já atende as sedes de Maracás, Planaltino, Lajedo do Tabocal e Itiruçu, além de localidades rurais e o Entroncamento de Jaguaquara. Segundo o gerente regional da Embasa em Jequié, Gabriel Ramos, os antigos poços e captações superficiais serão desligados gradualmente até a desativação definitiva.
Para o gerente de obras Giancarlo Bezerra, a implantação foi desafiadora, mas trouxe resultados imediatos: “Com o início da operação, os municípios passaram a receber água em quantidade suficiente e de qualidade. Isso trouxe segurança hídrica e pôs fim à escassez que assola a região há anos.”
Fonte: Ascom/Embasa | Foto: Divulgação/Ascom Embasa


